close

Temas

Guias e Roteiros / Experiências / Comunidade /
Ver e Fazer

Workshop Internacional de Design - Turismo Responsável para um impacto mais inclusivo e positivo

Workshop Internacional de Design - Turismo Responsável para um impacto mais inclusivo e positivo

Entre 6 e 13 de Setembro, realizou-se nas instalações da ESAD.CR nas Caldas da Rainha, o Workshop Internacional de Design Turismo Responsável para um impacto mais inclusivo e positivo. Este workshop inseriu-se na operação Lugares Património Mundial do Centro, promovida pela Turismo Centro de Portugal, em parceria com os municípios de Alcobaça, da Batalha, de Coimbra e de Tomar, a Universidade de Coimbra e o Ministério da Cultura, através da Direção Geral do Património Cultural e da Direção Regional de Cultura do Centro. Este projeto contou ainda com a colaboração da FUTURO, a Zurich University of the Arts (ZHdK) e a Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha (ESAD.CR) 

A iniciativa pretendeu valorizar e qualificar a experiência turística nos quatro lugares patrimoniais sedeados na Região Centro e integrados na lista de Património da Humanidade da UNESCO: o Convento de Cristo em Tomar, o Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, o Mosteiro de Santa Maria da Vitória na Batalha e a Universidade de Coimbra - Alta e Sofia. 

Participaram estudantes atualmente matriculados em programas de licenciatura, mestrado e doutoramento nas áreas do design em Instituições de Ensino Superior portuguesas e um grupo internacional de 25 estudantes de design da Zurich University of the Arts (ZHdK). Os estudantes foram convidados a explorar e criar projetos originais relacionados com os 4 Sítios do Património Mundial da Humanidade da Unesco na Região Centro.

Os trabalhos resultantes do Workshop foram apresentados junto dos vários promotores associados no 14 de setembro de 2019, no Mosteiro de Santa Maria da Vitória na Batalha. Dividido em 3 temas principais: Construir, Desconstruir e Preservar, cada tema foi coordenado por designers e especialistas de reconhecido mérito na área, o Estúdio Pedrita; Frederico Duarte e Joana & Mariana e The Home Project, respetivamente.


CONSTRUIR
Coordenação: Estúdio Pedrita




Este workshop foi dedicado à criação de experiências e artefactos culturalmente significativos associados a cada um dos sítios. Centrada na ideia do encontro, esta dimensão explorou as formas como os visitantes constroem e mantêm laços com cada sítio. Estes podem ser mais imediatos e sensoriais, mas também mais conceptuais, até intelectuais, variando de associações concretas a relações mais abstratas a um dado lugar e tempo. No seu processo e resultados, este workshop adotou uma abordagem mais directa para a produção de significado através de objetos tangíveis, bem como através do design de serviços relacionados com visitar/viver nas redondezas de cada um dos locais.


PRESERVAR
Coordenação: The Home Project


 © João Azevedo

Este workshop concentrou-se em explorar, fomentar e manter as comunidades que vivem nos territórios de cada local. Tanto quanto o património construído protegido pela Unesco, o conhecimento e os costumes dos habitantes da região também merecem ser conhecidos, reconhecidos, interpretados e até mesmo praticados por seus visitantes. Ofícios tais como como cerâmica, a pastelaria, a escultura em pedra ou a cestaria desempenham um papel central em muitas das vidas dessas comunidades, muito além de serem os seus principais meios de subsistência. Através da aplicação de estratégias e iniciativas de design adequadas que atendam às necessidades dessas comunidades e aos desejos dos turistas, os participantes do workshop aprenderam como aproveitar ao máximo os recursos naturais e humanos da região.


DESCONSTRUIR
Coordenação: Frederico Duarte + Joana & Mariana



Este workshop instigou os alunos a observar, analisar e reagir criticamente às histórias frequentemente contestadas de cada sítio. Evocou também outros temas e discussões maiores, tais como: choques passados e presentes de religiões/civilizações, identidade nacional e narrativas pós-imperiais/coloniais, inclusão e exclusão de minorias, ou o papel duradouro da propaganda estatal do Estado Novo na cultura visual e material local e nacional. Menos preocupado com a criação de artefactos tangíveis, este workshop desafiou os alunos a propor novas leituras, experiências e perspectivas para cada local, empregando modelos de design especulativos, performativos e até mesmo fictícios.


Conheça os objetivos do Workshop em: www.responsibletourism.pt 
Saiba mais sobre este workshop em: www.responsibletourism.pt

visualizar todas as notícias

voltar ao topo